Minicursos
08h00 às 17h00
Dia 10/09/2019 MANHÃ/ TARDE
GEOPROCESSAMENTO APLICADO À GESTÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEA
Ministrante: Dr. Felipe da Silva Peixoto
08h às 12h00 - Carga horária: 4h
Local: Anfiteatro das Aves – Centro de Biociências - UFRN
Ementa: Águas subterrâneas; tipos de aquíferos; quantificação de reservas em aquíferos porosos; coleta e triagem de informações no Sistema de Informação de Águas Subterrâneas – SIAGAS; Cadastro de poços.
Objetivo: construir conceitos introdutórios e coleta de dados para modelagem de dados espaciais aplicados a gestão das águas subterrâneas.
Público-alvo: Gestores, comunidade em geral, estudantes de graduação e pós-graduação que desejam trabalhar com dimensionamento de reservas e caracterização geral do uso das águas subterrâneas.
AVALIAÇÃO DE USOS PREPONDERANTES E QUALIDADE DA ÁGUA COMO SUBSÍDIO
À GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS APLICADA À BACIA HIDROGRÁFICA
Ministrante: Samylle Ruana Marinho de Medeiros - UFERSA
Tarde das 13h às 18h00 – Carga horária: 4h
Local: Anfiteatro dos Anfíbios – Centro de Biociências - UFRN
Ementa: Crise hídrica. Poluição das águas. Cenário brasileiro e o semiárido. Enquadramento dos corpos hídricos. Os usos preponderantes e conflitos. Avaliando a qualidade da água: Técnicas de coleta e amostragem. O Índice de Qualidade das Águas como ferramenta de gestão: Exemplos práticos.
Público-alvo: Gestores, comunidade em geral, estudantes de graduação e pós-graduação que desejam trabalhar com monitoramento e qualidade de água.
O CINEMA COMO FERRAMENTA DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ministrante: Suerda Morais (Cineasta e produtora áudio visual)
Dia 10/09/2019 Tarde das 13h às 18h00 – Carga horária: 4h
Local: Anfiteatro das Aves – Centro de Biociências - UFRN
Conteúdo:
1 Introdução ao Cinema Ambiental
2 Implementação do Audiovisual como instrumento de Conservação, Denúncia e Debates das
Questões Ambientais
3 Produção de Documentário
4 Criação de Janelas para Exibição de Conteúdos (Mostra de Filmes e Festivais)
Objetivos:
1. Desenvolver correlação da linguagem cinematográfica com práticas de conservação
ambiental.
2. Estimular a criação de conteúdos audiovisuais e eventos que promovam transformações
para sustentabilidade.
3. Integrar diversos agentes da sociedade para formação de uma cadeia produtiva.
Metodologia:
Aula expositiva, acompanhada de exibição de trechos de filmes e debates.
Recursos utilizados:
1 Data-Show
2 Computador
3 Pincel para quadro branco
Público-alvo: Estudantes, Docentes e Pessoas que tenham interesse no tema!
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RIOS URBANOS
Ministrante: Maria Betânia Ribeiro Torres, cientista social, doutora em Ciências Sociais, professora do Departamento de Gestão Ambiental da UERN, Campus Central, Mossoró/RN
Dia 10/09/2019 – Manhã e Tarde – Carga horária : 8h
Local: Anfiteatro dos Répteis – Centro de Biociências - UFRN
EMENTA: Cidade e Natureza. A importância histórica dos rios. Como as cidades vêm tratando seus rios. Educação Ambiental.
OBJETIVOS: Contribuir na compreensão do público interessado sobre a possibilidade de revitalização de rios urbanos a partir de noções e medidas de educação ambiental.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Cidade e Natureza
2. Rios Urbanos
3. Como as cidades vêm tratando seus rios
4. Como a educação ambiental pode contribuir para a melhoria da qualidade ambiental dos rios.
Público Alvo: Participantes do Encontro Potiguar de Bacias Hidrográficas
ECOLOGI A E PLANTAS DA CAATINGA
Ministrante: Rubem Alexandre Vieira - EMBRAPA
08h às 12h00 - Carga horária: 4h
Local: Auditório da Reitoria - UFRN
Público-alvo: Gestores, comunidade em geral, estudantes de graduação e pós-graduação que desejam trabalhar com dimensionamento de reservas e caracterização geral do uso das águas subterrâneas.